terça-feira, 11 de junho de 2013

Vitaminas Lipossolúveis


           Vitamina A: Vitamina lipossolúvel e termoestável (resistente ao calor de até 100 ºC). Está na natureza sob duas formas: o retinol(vitamina pré-formada), encontrado em fontes animais e alguns carotenoides (fontes vegetais). Os carotenoides têm coloração amarelada ou laranja e o mais importante é o betacaroteno (precursor da vitamina A - atividade ocorre após a conversão a retinol no organismo). Sua forma ativa está presente na forma de ácido retinóico. Sua ação contribui para o sistema imunológico, formação dos ossos e pele, desenvolvimento dos dentes, aumenta a resistência a infecções com a produção de elementos para defesa, protege a pele e mucosas. Também é antixeroftálmica (importante para prevenir cegueira noturna pois atua na visão por meio da retina), colabora para uma melhor assimilação da vitamina C pois a protege contra oxidações. Algumas pesquisas obtiveram como conclusão que o betacaroteno é um redutor dos casos novos de câncer pela ação antioxidante.
            As principais fontes são carnes, peixes, leite (derivados), abóbora, cenoura, manga, goiaba, tomate, banana, frutas em geral, milho, alface, couve (folhosos verdes escuros).
Deficiência
Toxicidade
Enfraquecimento dos dentes, perda de peso, pele seca, distúrbios oftálmicos (cegueira noturna), redução da resistência a infecções respiratórias.
Fragilidade óssea, diarreia, perda de cabelo, gengivite, anorexia, fadiga, hipertensão.

            O retinol é completamente absorvido  após a ingestão e no caso de excesso, parte é eliminado pela fezes. Antes da absorção, os ésteres de retinil são hidrolisados por enzimas pancreáticas.  Após essa reação, o retinol é liberado na circulação e seu transporte é feito por uma proteína. Sua ingestão em menor quantidade aumenta a capacidade de armazenamento nos tecidos.
               Vitamina D: vitamina lipossolúvel também chamada de calciferol , tem como um hormônio a forma biologicamente ativa. É sintetizado a partir da absorção pela pele dos raios ultravioletas em maior concentração e nos alimentos está em concentração reduzida. Armazenado no fígado, músculo e tecido adiposo e a bile é sua principal via de excreção. É importante no controle do metabolismo do cálcio, ajuda na calcificação dos ossos em crianças colaborando na fixação deste e consequentemente, ação antirraquítica. No plasma, realiza o transporte de impulsos nervosos, contração muscular e coagulação sanguínea. Fortalece dentes e ossos em conjunto com o retinol.
               As principais fontes de calciferol são:  peixes ( salmão, atum), leite, derivados, gema do ovo, raios solares, óleo de fígado de peixe.
Deficiência
Toxicidade
Raquitismo, fraqueza óssea, osteoporose, fraqueza muscular, perda de peso, insuficiência renal
Cefaleia, fraqueza, constipação; formação de cálculos renais devido a hipercalcemia pelo depósito de cálcio nos órgãos como artéria e rim pois há um aumento na absorção do Ca.

            Vitamina E: pode ser chamada de tocoferol (menos tóxica)é um importante antioxidante no combate aos radicais livres e substâncias tóxicas, além de auxiliar na fertilidade, favorecer o metabolismo muscular e regenerar tecidos. As principais fontes são ovos, nozes, azeite de oliva, couve, banana, amendoim, óleo de coco. No metabolismo, a bile é necessária para a absorção da vitamina no trato intestinal e o armazenamento localiza-se no tecido adiposo. Sintomas como atrofia testicular, anemia, fragilidade e distrofia muscular, hemólise, necrose hepática são sinais de deficiência.

Deficiência
Toxicidade
Anticoncepcionais, álcool, água clorada podem levar a deficiência
Previne doenças cardiovasculares, cataratas, mal de Parkinson, câncer

            Vitamina K: Vitamina produzida pelas bactérias presentes no trato intestinal. Pode atuar como coenzima na carboxilação de resíduos de ácido glutâmico, anti-hemorrágica ( controla hemorragias e sangramentos). Contribui na mineralização dos ossos, prevenção do câncer e osteoporose, sintetiza fatores presentes na coagulação sanguínea.
            O metabolismo  inicia-se na absorção pelo intestino na presença da bile.  São transportadas, respectivamente para sistema linfático, fígado, rim, músculos, coração. Há uma pequeno armazenamento no fígado e alta concentração no coração. Suas principais fontes são fígado, ovo, cereais, iogurte, arroz integral, aveia, alface, repolho, leite.
Deficiência
Toxicidade
Rara; Recém  nascidos necessitam de uma dose intramuscular para a obtenção pois não sintetizam por bactérias.
Anemia hemolítica, efeitos tóxicos nas hemácias


 #Referências bibliográficas
Livro: Nutrição Moderna na saúde e na doença - Maurice E. Shils, Moshe Shike, A. Catharine Ross, Benjamin Caballero, Robert J. Cousins - 10ª edição
www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng_bioq/trabalhos_pos2003/const_microorg/vitaminas.htm
http://www.saudepublica.web.pt/05-promocaosaude/051-educacao/vitaminas.htm

                                                                                             Postado por: Melina Botelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário