O vegetariano opta por não consumir carne (boi, frango, frutos do mar e peixe) de acordo com o seu motivo, seja ele por religião, saúde, meio ambiente ou amor aos animais.
Há 3 tipos de vegetarianismos, são eles:
- Ovo-Lacto Vegetariano: é o tipo mais encontrado na população. Eles se alimentam de ovo, leite e seus derivados.
- Lacto Vegetariano: se alimentam de leite e seus derivados, havendo a exclusão do consumo de ovo.
- Vegetariano puro ou Vegans: mesmo havendo um acréscimo no número de pessoas que aderiram à esse tipo, ainda é raro encontrar vegans na população. Eles não ingerem nenhum alimento de origem animal, nem leite e derivados, ovo e mel. Essa abdicação também se faz uso no consumo material, optando por não comprar produtos de couro, lã, entre outros. Porém há uma complicação nesse tipo de alimentação que é a absorção da vitamina B12, encontrada somente em alimentos de origem animal. Por isso é necessária a sua suplementação para que não haja uma interferência na formação dos glóbulos vermelhos.
Essa opção de alimentação, escolhida pelas pessoas, necessita de uma rigorosa dieta, por isso é recomendado o acompanhamento nutricional de forma que haja um certo equilíbrio na escolha dos alimentos. Pois o grande desafio é consumir os vegetais em quantidade suficiente para suprir as demandas energéticas de cada um e nutrir o organismo, sem causar debilidade ou por em risco a saúde do indivíduo.
Referências bibliográficas:
http://saude.hagah.com.br/especial/pr/qualidade-de-vida-pr/19,0,3453360,Vantagens-e-desvantagens-de-ser-vegetariano.html
http://www.vegetarianismo.com.br/sitio/index.php?option=com_content&task=view&id=96&Itemid=32
http://www.sociedadevegana.org/index.php?option=com_content&view=article&id=25:vegetarianismo&catid=18:textos-fundamentais&Itemid=15
Gustavo Cabral Greco
Nenhum comentário:
Postar um comentário