quinta-feira, 4 de julho de 2013

Metabolizando a Lactose!

   A lactose, conhecida como açúcar do leite, é um dissacarídeo formado através da combinação de dois monossacarídeos: glicose e galactose. Este dissacarídeo é hidrolisado – hidrólise da ligação β (1→4) –  pela enzima intestinal β-D-galactosidase ou lactase, liberando seus componentes monossacarídicos para absorção na corrente sanguínea, essa conversão deveria ocorrer no intestino delgado, cujas células da parede produzem lactase. A galactose é enzimaticamente convertida (epimerizada) em glicose, que é o principal combustível metabólico de muitos tecidos. Á partir da ação enzimática os monossacarídeos glicose e sua forma epímera dissociados entram como componentes das vias metabólicas.
Patofisiologia da Intolerância à lactose.
   A glicose é então captada do lúmen para a célula intestinal por um co-transportador Na+-monossacarídeo (SGLT). É um processo ativo indireto cujo mecanismo envolve a ação de uma bomba de sódio-potássio, que remove o Na+ da célula em troca de K+ com hidrólise de ATP. Esse mecanismo é utilizado por ter maior afinidade com D-glicose e D-galactose.

Mecanismo de aproveitamento de monossacarídeos no intestino.
  Na ausência da β-D-galactosidase, a lactose, por ser uma alternativa energética para os microorganismos do cólon é fermentada, um processo de metabolismo anaeróbico que tem como subprodutos, ácido lático, metano (CH4) e gás hidrogênio (H2). O acúmulo dos gases causa distensão intestinal e flatulência. O ácido lático produzido pelos microorganismos é osmoticamente ativo e aumenta a absorção de H2O no intestino, assim como a lactose não digerida, resultando em diarréia.


Referências Bibliográficas

BERNE, R. M. Fisiologia. 5. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. 636 p

PEREIRA, G. A. P.Intolerância à lactose e suas consequências no metabolismo do cálcio. 2010.
Anais Eletrônico V Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica - CESUMAR – Centro Universitário de Maringá Maringá - Paraná

                                                                                                                      Postado por:
                                                                                                                      Tiago  Amaral

2 comentários: