quinta-feira, 4 de julho de 2013

Intolerância e os alimentos

            Alergias são reações imunológicas manifestadas quando o organismo detecta uma substância como um corpo estranho. A ativação de anticorpos é um resposta contra o"corpo estranho" o que pode causar vômito,diarreia, flatulência, dor abdominal, dificuldade respiratória. Camarão, amendoim, soja e trigo são alimentos que podem causar alergias. Uma dieta isenta do alimento em questão é o tratamento mais recomendado.

            A intolerância é a resposta exagerada do organismo devido a ausência de uma enzima e não envolve o sistema imunológico. Há uma dificuldade na absorção e metabolização do açúcar dependendo do tipo de intolerância. Cuidados como leitura  dos rótulos e refeições preparadas em casa são ações necessárias. Alguns tipos de intolerância são: a lactose, o glúten. A principal causa do desconforto é pelo acúmulo do açúcar no estômago. As manifestações clínicas são semelhantes à alergia como vômito,diarreia, flatulência,  constipação, dor abdominal como a dieta isenta do alimento não tolerado.
 
            A intolerância ao glúten ou doença celíaca são causado pela incapacidade do organismo metabolizar glúten, uma proteína presente no trigo, aveia, cevada, centeio. Normalmente, manifesta nos primeiros anos de vida, mas podem ser desenvolvidas em qualquer idade. Manifestações como diarreia crônica, emagrecimento, anemia, vômito, apatia, desnutrição são sintomas de ambas doenças.
            Todo alimento que contenha trigo, aveia,cevada como biscoitos, achocolatado, refrigerante, cerveja, bolos, bebidas destiladas e outros são proibidos enquanto frutas, fécula de batata, amido de milho, laticínios, carnes, hortaliças, cereais sem aveia são liberados na dieta. Se o consumo dos alimentos proibidos persistirem, pode haver o agravo dos sintomas e levar a osteoporose, esterilidade, linfoma do intestino delgado, cânceres e outros problemas de saúde.
            A intolerância à lactose é a incapacidade de digerir laticínios pois há uma ausência ou deficiência da enzima lactase, responsável pela quebra da lactose em carboidratos. Impossibilita a absorção pelo organismo e há a produção do ácido láctico e gases pela fermentação de bactérias no intestino grosso.

        Constipação, diarreia, gases, dor abdominal, náuseas, desconfortos na presença de lactose são sintomas, porém, se a pessoa continuar a ingestão e ser intolerante os sintomas não desaparecerão. A dieta restrita de  lactose é o tratamento indicado, ou seja, evitar laticínios, chocolate, maionese industrializada, queijos, requeijão, manteiga, biscoitos recheados. Os alimentos permitidos são pão francês, biscoitos integrais, cereais, geleias, tofu, maionese caseira, massas, leite de soja, entre outros.
            É importante que o intolerante sempre observe nas embalagens se há lactose pois o consumo pode agravar os sintomas. Um questionamento é válido: como o organismo irá absorver cálcio sendo que os laticínios contem grande quantidade deste mineral ? Consumir outras fontes de cálcio como carne, leite de soja, espinafre e outros ou a suplementação do cálcio são ações indicadas.

            Outra intolerância é a fenilcetonúria caracterizada pela incapacidade do organismo de metabolizar a fenilalanina, um aminoácido presente  em  alimentos ricos em proteínas como carnes, cereais, leguminosas e ovos. Os sintomas devem ser observados logo após o nascimento e o diagnóstico pode ser feito pelo teste do pezinho. É uma doença que não tem cura e é necessário uma dieta restrita de carnes, cereais, leguminosas, ovos, leite e derivados e pão. O consumo desses alimentos podem causar deficiência mental, desconforto, comportamento agitado, entre outros. Os alimentos permitidos na dieta são: frutas, hortaliças e carboidratos.
          
#Referências Bibliográficas:
http://www.brasilescola.com/saude/intolerancia-alimentar.htm
http://www.exameemcasa.com.br/intolerancia-alimentar-109-alimentos
http://www.einstein.br/einstein-saude/nutricao/Paginas/intolerancia-a-lactose.aspx
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/noticia/2010/09/dieta-restrita-tratar-intolerancia-alimentar-evita-graves-danos-a-saude-3038277.html

                                                                                               Postado por: Melina Botelho



Nenhum comentário:

Postar um comentário